domingo, 3 de junho de 2007

Auto-avaliação

Irei fazer uma auto-avaliação dessa disciplina. Buscarei realizar em forma de narração para que a mesma possa se constituir em um texto de interlocução entre quem escreve e quem lê.
Entre tantas disciplinas oferecidas como optativas, essa, certamente despertou um gosto especial. Já conhecia os blogs da Su e confesso que admirava e pensava como pode...alguém conseguir explorar tantas ferramentas. Para meu entendimento a Su, era uma "esperta" em informática, programação, pois como conseguiu incluir quantidades de recursos em seus blogs. Por outro lado, confesso que o trabalho da UFRGS, principalmente o PGIE e grupo de porfessores vem fazendo maravilhas no que se refere a explorar rercusos didáticos pegagógicos através da internet. Assim, temos certos conhecimentos, mas também sabemos que temos muitas limitações em relação a explorar recursos, conhecer novas possibilidades de recursos didáticos, etc. Entre muitas expectativas e atropelos de nova gestão governamental, iniciamos nosso trabalho na disciplina. Puxa! A segunda semana, foi fatal! Certamente, muitos já foram professores de primeira séri e sabem muito bem do que foi falar... Trancou! Tudo trancou! É como se eu não conseguisse avançar, é como se aquelas atividades estavam para além da minha capacidade. Não sei o que precisamente aconteceu, se foi a quantidade de informações que me assustou ou se foi a capacidade de assimilar tudo aquilo! Só sei dizer que isso me causou, um grande atraso. As atividades somente foram postadas na quarta semana de trabalho. Depois desse desiquilíbrio todo, a atividade colaborativa. A preocupação em ajudar as colegas do grupo. A preocupação em poder acompanhar e propor sugestões as colegas. Pelo menos isso consegui fazer! Devo salientar que nosso grupo contou com a participação de uma excelente coordenadora de grupo: a Neusa! A participação da coelga foi dez! Ela mandava e-mail, instigava, solicitava, ela nos motivava a continuar, a participar! Enfim o que aprendi? Muita coisa! Confesso que as ferramentas, cada trabalho de grupo, de atividade colaborativa foi uma novidade. Mas eu penso, e sou assim... quando estou estudando algo, isso me provoca questionamentos e necessidades de outros estudos e leituras. Embora talvez estivesse ausente das postagens nos blogs, eu estava muito presente em leituras para entender o que era essas novas ferramentes propostas. O livro que até então não havia lido e entendido "Ideografia dinâmica" de Pierry Lévy. Nessas leituras podemos perceber como diz Lévy, que "fazer da imagem animada uma tecnologia intelectual plena é construir para inventar uma cultura informático-midiática crítica e imaginativa, é esboçar outro caminho que não o da sociedade do espetáculo, votada ao cintilar sem memória da televisão e à gestão "racional" pelos sistemas de infromação" . Para o autor trata-se de criar uma nova escrita como instrumento de conhecimento e de pensamento. "Pela primeira vez na história, a infromática contemporânea autoriza a concepção de uma escrita dinâmica, cujos símbolos serão portadores de memória e capacidade de reação autônomas" (Lévy). Em relação ao uso das ferramentas, penso que foi muito interessante, embora já estou trabalhando com um grupo de alunos e professores, no sentido de explorar mais recursos como esses. Em pesquisa ao goggle "ferramentas de blog e sites" pude constatar uma infinidade de outros recursos. Entre as ferramentas estudadas a que mais me chamou atenção foi o bloglines, o Doc.google, o Stripcreator (embora minha máquina não conseguiu abrir algumas páginas), os recursos de edição de som e imagens, vídeo e tudo aquilo que temos contato. Penso que quando abstraímos experiências imediatas, o indivíduo se apropria, imaginado modelos outros, propondo novas ações, projetando novos formas de comunicação e mensagem, projetando novos contextos sociais. Para além dessas aprendizagens inciais, já estou organizando um grupo que irá explorar o blog e outras ferramentas, numa área de conhecimento que envolve raciocício, produção e dedicação: a matemática. Acredito que tais estudos poderão nos dar outros indicativos, talvez a constarução de Ambientes Virutias de Aprendizagem. Veremos... é um trabalho a ser feito. Gostaria de agradecer as professoras pela paciência pedagógica que tiveram comigo.

Um comentário:

Suzana Gutierrez disse...

Oi Maristela

É muito bom ler esta tua auto-avaliação. Ela recupera a tua trajetória em pontos muito importantes e relata com detalhes o processo que passastes nestas 6 semanas.
Fico feliz em ter colaborado para deixar o caminho pronto para outras aprendizagens.

abraço!