quinta-feira, 31 de maio de 2007

ATIVIDADE SEMANA 05

atividade 17- ok
atividade 18- Registro das visitas aos blogs colaborativos
Visitei os blog colaborativos com a intensão de conhecer e saber explorar tais recursos.
Orkut- ÇLendo o blog colaborativo das colegas pode-se dizer que existe um tutorial disponível com infromações de uso e funcionalidades do orkut. Penso que as colegas poderiam fundamentar mais os aspectos em relação à formas de comunicação e criação de comunidades. Poderíam enfatizar atividades de criação de comunidades com finalidades pedagógicas.
Del.icio.us- Não conhecia nada sobre essa ferramenta. Confesso que ainda não explorei totalmente ela. Mas para quem quiser conhcer essa é uma ferramenta que se destaca por possibilitar na organização dos bookmarks. Também o projeto postado pelas colegas está excelente. Bem fundamentado, com texto claro, explicando a caminhada em relação ao uso dessa nova ferramenta para fins pedagógicos.
Bubbleshare- Recurso muito bom. Já havia conhceido um aplicativo semelhante, porém para uso de imagens e vídeo. O Bubbleshare é um aplicativo que possibilita compartilhar imagens, sons e vídeo. A partir da criação de uma conta é possível organizarmos imagens, som e vídeo. Gostei de trabalhar nessa ferramenta. Com realação ao projeto de trabalho do grupo, está muito bem apresentado, penso e sugeri a indicação de leituras como Pierre Lévy.
Mapas- Essa ferramenta já conhecia. Muito iumportante e útili. O uso de mapas extrapola os fins pedagógicos. Temos hoje uma necessidade de matermos conectados, com possibilidades de aproximarmos o local e o global. Penso que essa ferramenta ajuda ainda mais a aproximação desse contexto global e local. Tenho usado, em minhas aulas, mapas com indicações de variáveis físicas como por exemplo o percentual de ultravioleta para nossa região . Com relação ao projeto das coelgas, penso que o grupo ainda vai apresentar uma nova versão final.
Docs- Que ferramenta excelente. Explorei, enviei e-mail, criei colaboradores. Para as colegas que elaboraram o tutorial, estava bem claro. Penso qeu em relação ao projeto, ainda precisam fundamentar mais.
YouTube é um serviço on-line de vídeos que permite a qualquer um ver e compartilhar vídeos que foram carregados por todos os usuários cadastrados. O grupo de trabalho poderia incluir um passo a passo ilustrativo de como cadastrar e utilizar a ferramenta. As colegas destacam orientações importantes no cadastro como a categoria de uso do vídeo. Poder´riam ainda sugerir alguns links de acesso a trabalhos pedagógicos. Percebi muitoa interatividade entre as colegas do grupo, utilizam o blog colaborativo para trocas de para novas postagens em torno do assuntos em discussão.
Flickr- É uma ferramenta que atende as necessidade de armazenar, classificar, pesquisar e compartilhar image4ns, fotografias. documentso gráficos, desenhos e ilustrações. O trabalho desenvolvi pelas coelgas é objetivo e possibilita o acesso e uso do tutuorial de forma clara e precisa. Penso que na fundamentação teórica poderíam ampliar estudos em relação a signis gráficos e imagens. Talvez alguém com formação em artes poderia ajudar.
Toufee- Essa ferramenta permite a cariação e divulgação de vídeos. O trabalho das colesgas busca fundamentãções em Piaget,e entendimentos pedagógicos cosntrutivistas. trata-se de uma ferramente muito importante e todos os professores precisariam explorar e conhecê-la. Penso que as colegas poderáim arrumar as digitações para melhorar a versão final.
Thumbstacks- É uma ferramenta gratuíta para publicação de vídeos on-line. As vantagens estão na possibilidade de uso do office. As desvantagens é ser em inglês. Que aliás, parabéns ao grupo pelo desafio de traduzir para nós o entendimento dessa ferramenta. Penso que o grupo conseguiu desenvolver um excelente estudo e entendimento do aplicativo.
Stripcreator- Nossa! Apesar do nome difícil de se pronunciar ele é DEZZZ! Adorei! Trata-se de um excelente recurso pedagógico. Quem conhece o HQ e quer intensificar aplicações de uso educativo, não deixe de conhecer o trabalho das colegas. O trabalho do grupo está um pouco comprometido pela interatividade. Penso que esses estudos todas poderíamos contribuir e enriquecer o trabalho das colegas.



atividade 19- ok
atividade 21- ok
atividade 22- ok
atividade 23-ok

3 comentários:

Roselene disse...

Olá Maristela, que bom que você registrou sua visita. Realmente em poucas semanas não conseguimos ter acesso a pesquisas, caso tenham sido realizadas, com resultados que enfoquem o real envolvimento da educação no corpo do orkut. Pois esta "ferramenta" é defícil acesso quando se trata na possibilidade ao acesso sem pertencermos ao Orkut.

Suzana Gutierrez disse...

Oi maristela

Ótimos os teus comentários. Certamente os grupos se beneficiarão muito da tua análise.

abraço!

Elô disse...

Olá Maristela!!
Estou aqui visitando seu blog.
Seus textos são muito bons. Um abraço. Eloisa