As novas tecnologias estão proporcionando o surgimento de uma outra articulação de linguagens. Os novos suportes propostos pelas máquinas, têm contribuído na capacidade de armazenar, processar e intercambiar informações a grande velocidade e com alta confiabilidade, gerando hipertextos disponíves no ciberspaço. Percebe-se que a escola, que até pouco tempo, trabalhava com informações escassas, encontra hoje, o desafio de se constituir em um lugar social através dos aportes de uma nova cultura. No ciberspaço, cada computador não é um centro, mas um elemento de potencialidade de trama, de constituição de rede, desterriorizando-se num imenso plano semântico, acessível em todo lugar, podendo todos ajudar, comentar, modificar, etc. Os hipertextos nos seduzem, e como diz Lévy: "a hipertestualização multiplica as ocasiões de produção de sentido e permite enriquecer consideravelmente a leitura [...] os dispositivos hipertextuais constituem de fato uma espécie de objetivação, de exteriorização, de virtualização dos processos de leitura. Aqui não consideremos aprenas os processos técnicos de digitalização e de apresentação do texto, mas a atividade humana de leitura e de interpretação que integra as novas ferramentas" (Levy, 1995).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Oi maristela
No que as atividades da semana 1, inclusive a leitura proposta te auxiliaram a compreender melhor os blogs? Que considerações podes tecer sobre a totalidade das atividades desta semana?
abraço!
Maristela, estou acompanhando o teu blog - ativ. sem. 04. Também vi o teu blog colaborativo. Está um show.
Maristela...
Como a atividade 20 da semana 4 prevê, estou observando teu blog. Li tudo o que já postaste. Adorei!!!
Continue incrementando e alimentando-o com as dicas e sugestões que estamos recebendo.
Bom trabalho...
Volto em breve para apresentar meu relato.
Abraços...
Postar um comentário