terça-feira, 22 de maio de 2007

Distribuição de conteúdos e aprendizagem on-line

Atividade semana 2

O Texto "Distribuição de conteúdois e aprednizagem on-line" da professora Suzana Guiterrez, mostra inicialmente o início de um trabalho com uso e exploração de weblogs. A autora faz referências a projetos como TRAMSE e zaptlogs. Porém, destaco o pontencial do formato weblog com o RSS/Atom, o que porporciona a criação de repositórios de recursos e objetos de aprendizagem.
Minha dúvida seria se esse recurso é o mesmo utilizado no projeto CESTA da professora Patricia Behar?
Um recurso que gostei muito de utilizar são os Bloglines. Trata-se de um serviço gratuito, onde o usuário pode adicionar, manejar , ler os sítios subscritos, e compartilhar leituras por meio de um blog e endereço rss.
Com relação aos recursos em Educação, a autora aponta para a possibilidade de re-utilizar, re-aproveitar, re-inventar, re-planejar, os objetos de aprendizagem. Sabemos que muitas produções estão acontecendo nas escolas e potencializar o uso de objetos de aprendizagem, poderia ser um importante recurso pedagógico.
A autora destaca o projeto de uma revista eletrônica, utilizando o recurso de weblogs, denominada "Argumento". Nela busca-se editar textos, resenhas, objetos de aprendizagem produzidos pelo grupo de pesquisa.
Passarei a explorar alguns recursos mencionados pela autora, disponibilizando nesse blog.

Nenhum comentário: